Quem fala quando se escreve? Quem é o remetente de todo texto literário? Há quem afirme que o autor do texto morreu.
Ao lermos O rumor da língua (Martins Fontes, 2012), de Roland Barthes, tomamos consciência desse movimento de dispersão da autoria, provocado pela maior consciência de que o leitor também participa da obra.
A figura do autor ainda é muito enraizada em nossa cultura. Muitas vezes, lemos porque pensamos conhecer quem escreve tal livro. O que o filósofo francês propõe é que encaremos a obra literária como um produto da linguagem para além do ego de quem escreve.
“Na França, Mallarmé, sem dúvida o primeiro, viu e previu em toda a sua amplitude a necessidade de colocar a própria linguagem no lugar daquele que era até então considerado seu proprietário; para ele, como para nós, é a linguagem que fala, não o autor; escrever é, através de uma impessoalidade prévia […], atingir esse ponto em que só a linguagem age, ‘performa’, e não o ‘eu’”, escreve Barthes.
Nessa perspectiva, fica evidente que a discussão sobre autoria se anima e, logo, os puristas de plantão irão questionar a validade dessa teoria. Para Barthes, “o escritor moderno nasce ao mesmo tempo que seu texto. […] Outro tempo não há senão o da enunciação, e todo texto é escrito eternamente aqui e agora”.
O que o filósofo quer dizer é que o texto é um espaço de dimensões múltiplas, onde se casam e se contestam escrituras variadas, das quais nenhuma é original.
Qual o papel de quem escreve? Talvez seja produzir – por meio de um palimpsesto – associações novas, diferentes formas de dizer o que já temos em nossa cultura.
Por isso, nós do Astrolabio convidamos você a pensar e a exercitar a escrita em nossas oficinas de janeiro.
— Fernanda Fatureto
OFICINA DE TÉCNICAS DE ESCRITA FICCIONAL IV | os modos do silêncio
com Claudia Chigres
Em quatro encontros, a Oficina de Técnicas de Escrita Ficcional IV pretende, a partir de textos motivadores (Clarice Lispector, Machado de Assis, Tchekhov, Kafka etc.), trabalhar com a identificação e a construção do silêncio na literatura: de que modo analisar as relações palavra/silêncio e escrita/silêncio? Como podemos representá-lo no plano da enunciação? A leitura e os comentários dos textos produzidos pela turma serão feitos em aula.
As aulas do curso são gravadas e ficam disponíveis (para sempre) no YouTube.
PROGRAMA DO CURSO
Aula 1. Silêncio absoluto e silêncio passível de ser enunciado
Aula 2. Recursos para identificação e construção de efeitos de silêncio
Aula 3. Silêncios eloquentes
Aula 4. Silêncio como censura, alienação ou indiferença
CLAUDIA CHIGRES é professora do Departamento de Letras da PUC-Rio, da Especialização em Formação do Escritor (PUC-Rio) e da Especialização em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo (PUC-Rio). Mestre em História Social da Cultura (PUC-Rio) e Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa (PUC-Rio), foi jurada de diversos concursos literários e trabalha com assessoria de escritores. É autora do livro Como Se (TextoTerritório, 2014) e organizadora dos livros 164 Circular (TextoTerritório, 2015) e Das Infâncias (Folk Books, 2022).
INSCREVA-SE pelo nosso site:
DERIVAS DA ESCRITA | ESCREVER É MUITO PERIGOSO | oficina de escrita com Evelyn Blaut
Será que se pode aprender a escrever como se aprende a praticar ioga ou tocar um instrumento? Quais os limites da escrita literária? Por que, afinal, escrevemos? Além de refletir sobre estas e outras questões trazidas por Olga Tokarczuk, a oficina exercita a leitura atenta e, em seguida, convida as/os participantes a escrever a partir de textos selecionados, exercitando aspectos importantes da criação ficcional: clareza, economia, atenção a detalhes específicos e subversão da previsibilidade, entre outros tópicos.
Em quatro encontros, vamos ler e analisar textos literários, discutir conceitos sobre as principais teorias que se debruçaram sobre a escrita e a apropriação e propor exercícios de escrita criativa que estimulam esta prática.
As aulas do curso são gravadas e ficam disponíveis (para sempre) no YouTube.
PROGRAMA DO CURSO
1. Escrever a leitura
2. Motivações (e razões) para escrever
3. Reescrever
4. Escrever é muito perigoso
EVELYN BLAUT é escritora e diretora do Centro Cultural Astrolabio. Publicou os livros O desejo de esquecer: Gonçalo M. Tavares e a epopeia (7Letras, 2020), A ficção de António Lobo Antunes: da coreografia dos espectros à caligrafia dos afectos (Texto/Leya, 2019) e As dezenove regras do romance policial (Demônio Negro, 2018).
INSCREVA-SE pelo nosso site:
O RISO & O GOZO | Oficina de escrita com Bruna Kalil Othero
O curso O RISO & O GOZO mergulha na rica tradição do escárnio e do riso da literatura brasileira, encarando o humor como método e ferramenta estética. Por meio da leitura de poesia, prosa, teatro e música, as/os participantes serão provocados a escrever seus próprios textos. No primeiro encontro, apresentamos um panorama da história satírica da arte em português, desde as cantigas de escárnio e maldizer na Idade Média, passando pelo barroco, arcadismo, romantismo, realismo, modernismo, pornochanchada, até chegar aos dias de hoje com memes e a reinvenção do poema-piada. O segundo encontro será focado na poesia e na música, o terceiro na prosa e no teatro, e o último encontro será inteiramente dedicado à partilha e edição dos textos produzidos pelos participantes. Leremos textos de Gregorio de Mattos, Tati Quebra Barraco, Domingos Caldas Barbosa, Hilda Hilst, Bocage, Denilson Baniwa, Machado de Assis, Gal Freire, Álvares de Azevedo, Lima Barreto, Dimitri BR, Oswald de Andrade, Adriano Scandolara, Mário de Andrade, MC Carol, Pagu, Stephanie Borges, Carlos Drummond de Andrade, Affonso Ávila, Nelson Rodrigues e Sebastião Nunes.
As aulas do curso são gravadas e ficam disponíveis (para sempre) no YouTube.
BRUNA KALIL OTHERO é artista, professora e pesquisadora. Cursa PhD na Indiana University, EUA. Mestra e bacharela pela UFMG. Autora de O presidente pornô (Companhia das Letras 2023), Oswald pede a Tarsila que lave suas cuecas (2019, Prêmio MinC), Carne (2019), Anticorpo (2017), e Poétiquase (2015).
INSCREVA-SE pelo nosso site:
Centro Cultural Astrolabio | Cursos de literatura, arte e cultura, oficinas de escrita criativa, leituras guiadas, clubes de leitura e orientação de projetos editoriais. Encontros ao vivo via zoom, aulas gravadas e emissão de certificado.
nossos cursos: www.oastrolabio.com.br
e-mail: oastrolabiocontato@gmail.com
instagram: @oastro.labio
newsletter: astrolabio.substack.com