LEITURA E ESCRITA DE CRÔNICAS: um exercício para respirar melhor
oficina com Dalva Maria Soares
“Eu só tenho o cotidiano e o meu sentimento dele”.
(Adélia Prado)
Situada entre o jornalismo e a literatura, a crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de internet e blogs. Além de abordar aspectos do cotidiano, é caracterizada por ser um texto curto, com poucos personagens, e por registrar o ocorrido em um intervalo de tempo preciso. Diz-se que é um gênero tipicamente brasileiro, tal a naturalidade e originalidade com que se desenvolveu e fincou raízes por aqui.
Em quatro encontros, Dalva Maria Soares nos leva para um passeio por crônicas de autores considerados clássicos (como Clarice Lispector, Rubem Braga, Fernando Sabino, Antônio Maria e Machado de Assis) e contemporâneos (como José Falero, Lilia Guerra e Paloma Amorim, entre outros). Considerada ainda um gênero menor, a crônica pode ser uma porta de entrada para quem quer iniciar na escrita. Em todos os encontros as/os participantes serão convidados a escrever.
Programa do curso
1º encontro: O que é a crônica? | "A vida aos rés do chão", Antonio Candido; "O nascimento da crônica", Machado de Assis;
2º encontro: Como escrever crônica? | "Ser cronista", Clarice Lispector; "O mestre", Luis Fernando Veríssimo;
3º encontro: A época de ouro da crônica | "Buchada de carneiro" e "Almoço mineiro", Rubem Braga; "As luzes de Hamburgo", Antônio Maria;
4º encontro: Cronistas contemporâneos | "Falhas" e "Mora uma velha ranzinza em meu estômago", Lilia Guerra; "Vitória da tua gente" e "Redundância", José Falero.
Dalva Maria Soares publicou os livros Para diminuir a febre de sentir (Venas Abiertas, 2020) e Do Menino (Venas Abiertas, 2021) e participou, entre outras, da coletânea Carolinas: a nova geração de escritoras negras (Bazar do Tempo: Flup, 2021). Graduada em Ciências Sociais e doutora em Antropologia Social.
Na quinta, 15 de junho às 18h, tem aula aberta e gratuita via zoom com Dalva Maria Soares!
de R$400 por R$360 + cupons de desconto: DALVA10 (10% de desconto) ou DALVA25 (25% de desconto).
Meia-entrada disponível para estudantes (mediante comprovante de universidade) e para idosos (mediante comprovante de identidade).
Nos vemos lá?