Sugestões de leitura: POESIA E ROSTO
Conosco tudo é rosto. A frase, narrada por Jakobson em um famoso ensaio sobre linguagem, soa como um poema involuntário. O rosto, diz o missionário, é a única parte do corpo que ele traz sempre nua. Os africanos respondem: conosco tudo é rosto.
É com essa imagem que se abre a oficina POESIA E ROSTO, com o poeta e professor Fabio Weintraub: um percurso poético em quatro encontros sobre o rosto como forma, linguagem, vestígio e espelho — e a poesia como espaço onde cada feição, cada sinal, cada ausência de traço, pode ser escrita.
Antes que comecem os encontros, propomos um pequeno gesto: aproxime-se dos rostos da poesia. Leia devagar. Veja como os poetas falam da face, da máscara, do espelho, da deformação e da revelação. Essas leituras não são obrigatórias, mas podem preparar o terreno de escuta e invenção para a oficina:
Retrato natural, de Cecília Meireles: em que espelho ficou perdida a minha face? A pergunta ecoa em toda tentativa de nos reconhecermos no tempo ou na linguagem.
Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade, registra a abertura do poeta para uma visão mais ampla da humanidade, onde o rosto é velado pelo cansaço e pela ética silenciosa.
Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa, será trabalhado no segundo encontro: o rosto como identidade partida e construção do eu.
Poemas, de Wislawa Szymborska, nos oferecem rostos como enigmas a serem decifrados com palavras.
✍🏽 O que vamos fazer na oficina?
Durante os encontros, Fabio Weintraub, poeta premiado com obras como Baque, Treme ainda e Novo endereço (Prêmio Casa de las Américas) vai propor reflexões curtas, disparadores visuais ou textuais e exercícios criativos. Cada participante será convidada/o a escrever poemas que tenham o rosto como centro ou ponto de fuga.
A poesia será pensada como forma de revelação, mas também de disfarce. O rosto como nudez e máscara. Como espelho do tempo, ferida e ficção.
Haverá espaço para compartilhamento ao fim de cada encontro.
🧭 Programa das aulas
1 – Rosto e nudez. Fisiognomonias.
2 – O espelho, de João Guimarães Rosa.
3 – Rostos perdidos e desfeitos. O tempo no rosto. Retratos, distorções, velamentos.
4 – Rostos reencontrados. Pareidolias.
📌 Informações práticas
Aulas ao vivo via Zoom
Gravações disponíveis por 30 dias
Emissão de certificado
Descontos para ex-alunas/os do astrolabio, estudantes universitários e maiores de 65 anos
Fabio Weintraub é poeta, doutor em Letras pela USP e psicanalista. Publicou, entre outros, Novo endereço, Baque, Treme ainda e Quadro de força. Seus poemas foram traduzidos e publicados em diversos países, como México, Cuba, EUA e Portugal.
Corra para o nosso site e aproveite o cupom AMOR12 só até HOJE!
Confira a nossa programação completa!
Centro Cultural Astrolabio | cursos de literatura, arte e cultura, oficinas de escrita criativa, leituras guiadas, clube de poesia, leitura de originais, orientação de livros de ficção e não-ficção, aulas síncronas e gravadas, emissão de certificado de participação.
Nossos cursos: www.oastrolabio.com.br
E-mail e chave pix: oastrolabiocontato@gmail.com
Instagram: @oastro.labio
Youtube: @astrolabio5525